Guia contra degola: as combinações que o Vasco precisa para sobreviver

Entenda as probabilidades em caso de vitórias ou até tropeços nas últimas rodadas


Por Rio de Janeiro
O cenário é dramático - a ponto de estar pior do que em 2008, a esta altura, em números absolutos -, mas ainda há esperanças. E não são poucas, torcedor. Apesar dos três jogos sem vencer e da arrancada de alguns adversários na reta final do Brasileirão, o Vasco pode escapar até mesmo com cinco pontos - dois empates e uma vitória (17%). O problema, claro, seria depender de uma combinação ingrata de resultados de Coritiba, Flu, Bahia e companhia. Em contrapartida, se fizer sete pontos são altas (74%) as chances da salvação, por conta dos confrontos diretos alheios. Caso obtenha três triunfos, é só de 1% o risco de ser rebaixado.
Este guia cruz-maltino contra a queda para a Série B aponta as possíveis saídas, jogo a jogo, e traz motivação àqueles que compraram ingresso para assistir ao duelo com o Cruzeiro no Maracanã ou estarão ligados pelo país. O Vasco soma hoje 38 pontos, quatro abaixo do primeiro fora da zona da degola - o Tricolor baiano. Os cálculos apresentados são do matemático Oswald de Souza. As variações são publicadas pelo GLOBOESPORTE.COM a cada fim de rodada.
É evidente que alguns resultados no caminho não serão favoráveis ao clube carioca. Porém, quando o concorrente jogar em seus domínios os empates podem servir. Se atingir 44 ou 45 pontos, há uma margem, ainda que não seja segura, para fugir. Casos do Fluminense frente ao Atlético-MG (de olho no Mundial, em dezembro); do Criciúma contra o São Paulo (que não luta por mais nada na competição); do Coritiba diante do Botafogo; e até do Bahia contra a quase livre Lusa. E o Vasco dependeria de pelo menos dois acertos por rodada desta tabela.
É importante a equipe de Adilson Batista também ficar atenta ao saldo de gols - que está sete negativo -, porque tanto Flu quanto Bahia estão próximos disso e um empate no fim pode ser decidido por este quesito. E não é de mais recordar o torcedor que a conquista da Copa do Brasil pelo Atlético-PR tem tudo para aliviar a vida dos cruz-maltinos, já que estará classificado para a Libertadores antecipadamente, e o jogo final passaria a ter pouco valor para o Furacão. A finalíssima ocorre na quarta-feira, contra o Flamengo, no Maracanã. Além disso, o Rubro-Negro pode ter a motivação de rebaixar o rival Coritiba, outro muito ameaçado.
Caso o Vasco faça quatro pontos nas três últimas partidas (uma vitória, um empate e uma derrota), terminará com 42 pontos e não haverá escapatória: a queda é certa.
Números mágicos para o Vasco:

Em caso de 9 pontos: 1% de risco de rebaixamento
Em caso de 7 pontos: 26%
Em caso de 6 pontos: 62%
Em caso de 5 pontos: 83%
Em caso de 4 pontos: 100%
Fonte: GloboEsporte.com

Comentários
0 Comentários
 

©Copyright 2011 LOUCOS PELO VASCO | GEANCARLOS